terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SEGUINDO JESUS PARA SAMARIA.

João 4:4 " E era-lhe necessário passar por Samaria".

Como Mestre, Jesus tinha 12 discípulos que o seguia, mesmo inconscientes do que aquilo significava para eles.
Eles seriam preparados para levar a cabo uma das maiores missões de todos os tempos: Anunciar o Reino de Deus entre todos os povos da terra.
Como parte do preparativo teriam que passarem por vários lugares inclusive por Samaria onde aprenderiam várias lições.

Diversos escritores discutem sobre qual seria o verdadeiro motivo que levou Jesus e seus súbditos a entrarem em Samaria.
Particularmente, entendo que Jesus tinha um propósito especial: Ensinar e libertar seus seguidores de vários preconceitos e discriminações que dominavam os judeus naquela época  e ainda hoje dominam a humanidade.

Como missionários eles precisavam serem libertos desses males senão jamais poderiam cumprir o ministério para o qual estavam sendo convocados.
A seguir vamos estudar sobre alguns preconceitos e discriminações dos quais os discípulos e nós precisamos nos libertar.

 1. PRECONCEITO SOCIAL.

O dia estava quente, era meio dia, a fase mais quente do dia e o mestre Jesus, cansado da caminhada, assenta-se junto ao poço de Jacó, enquanto seus discípulos foram em busca do que comer.

Muitas mulheres costumavam, todos os dias virem tirar agua daquele poço e segundo alguns comentaristas, somente mulheres de baixa reputação, discriminadas pela sociedade, viriam tirar agua naquele horário de calor intenso.

Logo chegara uma mulher que vivia uma vida matrimonial muito irregular e Cristo não hesitou  iniciar um dialogo com ela para nos ensinar lições importantíssimas :

1.1 Jesus Veio Chamar os Pecadores ao Arrependimento. Mateus 9:13b.
Jesus nos da uma verdadeira lição de valorização humana. Ele alista para ser um mensageiro do Seu Evangelho, o publicano Mateus, para ser um dos seus apostolo, o qual mais tarde nos presenteou com seu belo Evangelho.


1.2 Jesus Veio Buscar e Salvar o que se Havia Perdido Lucas 19:10.
Verdadeiramente Jesus viera, de uma vez para sempre derrubar toda sorte de impedimento capaz de afastar os perdidos de ouvir a mensagem salvadora do Evangelho.

No texto acima, Ele encontra um publicano, cobrador de impostos, detestados e odiados pelos judeus, inclusive pelos religiosos da época.
Jesus não somente salvou o publicano Zaqueu, como também hospedou-se em sua casa, causando um vendaval entre os legalistas e puritanos fariseus v 7; v 11.
Aqui ele aplica a lição da misericórdia e do amor.
Jesus aborrece o pecado, porém ama ao pecador.
Está é uma das maiores lições: Quanto maior for o pecado do homem pecador, maior é o amor de Deus.

1.3 A Mulher do Poço de Jacó.
Compreendemos que é necessário acompanharmos Jesus até Samaria porque é lá que aprendemos estas lições que nos torna aptos para realizarmos a obra missionária quer local, nacional ou internacional.

2. PRECONCEITOS CONTRA AS MULHERES.

Segundo os comentaristas bíblicos havia grande preconceitos contra as mulheres entre os judeus e eles que estavam sendo treinados para levarem a mensagem de salvação a todos, estavam no lugar certo, na hora certa e com a pessoa certa.

William L. Coleman, seu livro Manual dos Tempos e Costumes Bíblicos nos ensina que:
Foi então que apareceu Jesus Cristo... e suas ideias sobre a família, a sociedade, sobre a mulher, o divórcio, o perdão e as crianças chocaram não apenas os preconceituosos mas até os liberais. Ele apregoava uma volta aos valores fundamentais da família, e a busca de uma atitude de maior compreensão e compaixão para com os indivíduos. E para que esses principios superiores vigorassem e subsistissem seria preciso que se removessem os preconceitos.
Conscientemente e propositalmente, Jesus aproxima-se da samaritana e a surpreende com um pedido: " Dá-me de beber". v 7b.

Não somente a mulher, porém até mesmo seus discípulos que ao voltarem de sua missão encontra o mestre dialogando com uma mulher. v 27 "E nisso vieram seus discípulos e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher..."

Com essa atitude, Cristo elimina o preconceito contra o sexo feminino e passa a admiti-las em suas fileiras.
"...andava de cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com ele, e também algumas mulheres que haviam, sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades..." Lucas 8:1-3.

" E também ali estavam algumas mulheres... as quais também o seguia e servia, quando estava na Galileia; e muitas outras que tinham subido com ele a Jerusalém.



Esta é uma lição que precisamos aprender para realizarmos a  obra  missionária pós modernidade.
Com excessão de alguns países, as mulheres estão conquistando espaço em varias áreas, inclusive na evangelização.

As mulheres tem sido uma bênção nas mãos de Deus para realizarem a Sua obra.
Cremos no potencial feminino, por isso vamos orar e apoia-la na obra de Deus.

3. PRECONCEITOS RACIAIS.


A abordagem de Jesus levou a mulher a mais uma surpresa: " Como, sendo tu judeus, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?..." v 9.

Havia grande barreira entre judeus e samaritanos ao ponto de negarem pousada para Jesus e de não o receberem entre si Lucas 9:51-56.
Devido essa rejeição Tiago e João, revoltados, queriam consumir os samaritanos Lucas 9:54,55.
Cristo põe em pratica a legislação do Reino de Deus, Mateus 5 -7 e dar-lhe uma grande lição deixando bem claro sua missão: Salvar as almas.

Devido os pecados de Israel, como dissera através  de seus profetas, Deus permitiu que Salmanesser V, rei da Assíria, em 727-722 a.C, devido a rebelião do rei Oséias, rei de Israel, contra a Assíria, aprisionasse Oséias e se apoderasse de todo território e cercasse Samaria por três anos, sendo depois, em 721 conquistada por Sargão II, substituo de Salmaneser V, o qual transportou todos os habitantes de Samaria para a Assíria, 2º Reis 17:4-6 e trouxe outros povos para Samaria, v 24, formando assim um povo que não conhecia ao Senhor e depois do regresso do cativeiro, Samaria passou ser alvo de rejeição, descriminação e preconceito por parte dos judeus.

Este era um problema que precisava ser resolvido e Cristo derruba a barreira e já nos primeiros dias da Igreja primitiva, Deus usa o apostolo Pedro para derrubar a barreira entre judeus e gentios e ele reconhece o propósito divino Atos 10:34, ( Deus não faz acepção de pessoas).

O texto áureo da Bíblia nos diz claramente que Deus amou o mundo de tal maneira... João 3:16. Portanto o missionário, o servo de Deus, a Igreja deve viverem e trabalharem livres de qualquer preconceito racial, pois Deus ama a todos os povos da terra e nós devemos ama-los também.

Bem-aventurado aquele servo de Deus que pode conviver dentro de um quadro onde todos são vistos como preciosos para Deus, independente de sua classe social, raça, tribo ou nação.
Sem duvida os frutos serão em abundância e a recompensa será certa no dia em que comparecermos diante do tribunal de Cristo.