domingo, 24 de abril de 2011

COMO SER UM CRISTÃO VITORIOSO NOS ÚLTIMOS DIAS? II Parte.

ESTABILIDADE ESPIRITUAL.

"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?
Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante.
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha: e vindo  a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pode abalar, porque estava fundada sobre a rocha.
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa". Lucas 6:46-49.

Milhares de mestres têm-se levantado por toda parte ensinando como ter uma vida de sucesso.
Livros de auto-ajuda são escritos aos milhares; conferencistas se levantam ao redor do mundo ensinando como fazer para ficar rico e multidões em delírios descambam em busca de suas ambições.

Entre os cristãos surge a teologia da prosperidade que arrasta milhares  a perseguirem seus sonhos e terminam direcionando suas aspirações apenas para a vida terrena, fazendo tudo e qualquer coisa para se ter o que desejam, até mesmo barganhar com Deus como se o Soberano fosse o homem mortal.

Nada contra os que desejam uma vida melhor aqui na terra, porem a bíblia nos declara o caminho a seguir para se obter uma vida de vitória e sucesso em qualquer área da nossa vida.

Pode alguém alcançar certos objetivos na vida e mesmo assim nunca se sentirem realizados, como acontecem com milhares que tem tudo, mas vivem infelizes, desiludidos e até por vezes terminam tirado sua própria vida.

No texto bíblico acima Jesus faz uma pergunta de suma importância. Todos querem ser servos de Jesus; chamando-o de Senhor, todavia nunca estão disposto a fazer o que Ele nos diz.

Desde já podemos enfatizar que para termos uma vida de vitória, com estabilidade; o primeiro passo é estarmos dispostos a fazermos o que Jesus nos manda fazer. Deixar a desobediência e trilharmos pelo caminho da concordância com Cristo para que possamos ser verdadeiramente seus servos.

O segredo para se realizar na vida é vir a Jesus, Ele não faz acepção de pessoas. Ele diz: "Qualquer que vem a mim..."


O segundo passo é vir a Jesus. Ele mesmo nos diz enfaticamente em João 15:5 "... porque sem mim nada podeis fazer."


  • Para aqueles que estão cansados e oprimidos ele diz : "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Mateus 11:28. 
  • Para os que tem sede de Deus e das coisas espirituais, ele convida: "Se  alguém tem sede, venha a mim, e beba." João 7:37b. 
  • Para os que buscam o caminho para Deus, o caminho da vitória e felicidade, bem como a verdade que nos esclarece toda duvida e para quem quer ter a vida verdadeira; Jesus declara: "..."Eu sou o caminho, e a verdade e a vida". João 14:6.  
  • Jesus ainda  se apresenta, no mesmo versículo, como o único que pode nos conduzir a Deus para nos reconciliarmos com Ele. "Ninguém vem ao Pai, senão por mim."


O terceiro passo é ouvir as palavras do Senhor. Ele diz: "... e ouve a minhas palavras, ..." Ouvir as palavras de Cristo nos torna bem-aventurado, mais do que feliz. " Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia..." Apocalipse 1:3b. No monte da transfiguração, Pedro Tiago e João, seus discípulos, receberam uma das mais sublimes instruções da parte de Deus. Jesus tranfigura-se diante deles e aparece Elias e Moisés conversando com Jesus, quando repentinamente a voz do Pai ecoa: "Este é o meu filho amado; a ele ouvi." Marcos 9:7b. A ele ouvi. Logo para sermos um cristão vitorioso faz-se necessário ouvirmos ao Senhor Jesus Cristo que é superior a Lei e aos profetas.

O quarto passo é observar a Palavra. Jesus diz: "... e as observa..." v. 47c. Observar é praticar, cuidar em fazer o que se diz e se manda. No verso 46 Jesus nos mostra que é primordial fazer o que ele nos diz.
Em Lucas 8:21 lemos que Jesus explicou que: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam. Executar, praticar aquilo que aprendemos.

Seguindo estes passos estaremos construindo nossa casa espiritual sobre um fundamento firme. Sobre a rocha que é Cristo. Adquiriremos estabilidade espiritual e em meios as diversidades da vida, estaremos firmados em Cristo, em seus braços, ouvindo a sua palavra que nos guia e nos conforta, fazendo tudo quanto ele nos mandar, conforme a instrução de Maria aos serventes nas bodas, em Caná da galiléia: "Fazei tudo quanto ele vos disser." João 2:5. Aleluia!