domingo, 27 de março de 2011

ACABE, UM DISFARCE QUASE PERFEITO.

Apesar de pertencer e reinar sobre o povo de Israel, que conheceram o Deus criador dos céus e da terra, o Deus de Abraão, Izaque e Jacó, ele, Acabe, dominado pela sua natureza pecaminosa, se deixara levar pelo caminho da idolatria e crueldade, influenciado grandemente por sua consorte Jezabel, fiel adepta do Baal, deus dos Sidônios.

Seus pecados atraíra para si a ira de Jeová. O Tesbita, profeta Elias tornara-se uma pedra no sapato do rei profano. Sua mensagem inquietou o rei que odiosamente tentou exterminar o servo de Deus. Por três anos e meio não chovera  sobre Samaria, somente acontecendo após a oração do atalaia, que vestia peles de animais.

Numa verdadeira demonstração do poder, Elias e o seu povo vê cair fogo do céu sobre o altar demonstrando a todos que só o Senhor era Deus sobre Israel.

O filho de Josafá, rei de Judá, casou-se com uma filha de Acabe, este, além de idólatra, perseguia o povo de Deus. No décimo sétimo ano do seu reinado, Josafá fora visitar Acabe e este lhe propuzera participar de uma campanha militar contra os Sírios que ocupavam o território de Ramote-Gileade. Josafá se dispôs a acompanhá-lo, mas primeiro quis consultar ao SENHOR através de um profeta.

Astutamente acabe consegue convencer Josafá, servo temente a Deus, que até então realizara um bom reinado, a alinhar-se com ele para guerrear contra o rei da Síria.
Acabe não tinha nada a perder, sua vida estava mergulhado no pecado e cada dia a taça da ira de Deus ia se enchendo, quese por transbordar.

Em II Coríntios 6:14-16, Deus nos recomenda que não devemos nos ajuntar com um jugo desigual. Quem sabe se Josafá fosse contemporâneo de Paulo, pudesse escapar dessa armadilha. Embora não tivesse conhecimento da Epístola Paulina, ele tinha conhecimento das sagradas Escrituras.

A falta de vigilância, assim como Josafá, tem levado muitos filhos de Deus a fazerem alianças desastrosas com pessoas infiéis.
Quem sabe o amigo(a) está por um triz para envolver-se com alguém que aparentemente tenha boas intensões, porem será um tremendo tormento para sua vida, podendo até mesmo leva-lo(a) a morte não somente física como espiritual.

Acabe tomou medidas para sua própria segurança, e traiçoeiramente combinara com Josafá que este iria vestido com seus trajes reais enquanto Acabe iria disfarçado como um soldado comum.
O rei dos Sírios havia ordenado aos seus exércitos que não pelejassem contra ninguém, pequeno ou grande, salvo o próprio rei de Israel.
Josafá, com vestes reais, fora interpretado como sendo o rei dos Israelitas e sendo perseguido, orou ao Senhor por sua vida. Logo os soldados Sírios entenderam que não se tratava de Acabe e deixou-o em Paz.


O espertalhão Acabe, planejou um esquema, que pudesse salvaguarda-lo em meio a batalha, expondo Josafá, rei de Judá ao risco de morte.
A Atitude Acabeana, se é que existe esta palavra no vocabulário, é recheada de maldade, egoismo e perversidade. Usa seu amigo como escudo, pensando escapar do ataque dos inimigos.

Já vimos nas postagens anteriores pessoas fazendo uso do disfarce para enganar os ungidos de Deus e desta feita Acabe tenta enganar ao exercito Sirio, fingindo-se um simples soldado em campo de batalha.

O cristianismo não é mais uma religião, trata-se de um estilo de vida. Pessoas tiradas do mundo de pecado e regeneradas para viverem em novidade de vida. Por conseguinte todo cristão vai ter um combate crucial contra Satanás que não dará tréguas até que possa abater os servos de Deus com suas astúcias.
Infelizmente, em meio a este combate encontram-se os Acabes da vida, disfarçados em soldados de Cristo.
Provavelmente o rei e soldados da Siria, jamais perceberiam que o rei de Israel estava disfarçado num simples guerreiro, contudo Acabe estava debaixo da ira de Deus e dura coisa é cair nas mãos do Deus vivo.

Vemos no episódio Deus protegendo ao ingeneo, se é que assim o possa qualificar, e derramando sua justiça contra o impio Acabe.
Pasmem os senhores! "Um soldado, na sua simplicidade, armou o arco, e feriu o rei de Israel entre as junturas e a couraça." 2ª Crônicas 18:33.
Interessante este relato bíblico, faz-nos meditar na realidade do Salmo 139:7, tambem na afirmativa de Deus a Samuel: "o homem vê o exterior, porém Deus ver o interior".

Este acontecimento leva-nos a realidade de que ninguem pode fugir dos olhos de Deus.
Estamos numa batalha, vamos ser cristãos autênticos, soldados de Cristo custe o que custar.
Evitemos usar qualquer artifícios para esconder nossa identidade de discípulos de Cristo, pois os arcos estão sendo entesados e varios estão sendo pegos de surpresas pela punição de Deus.
Sigamos a orientação de João: SÊ FIEL ATE MORTE E DAR-TE-EI A COROA DA VIDA. Sejamos fieis mesmo que tenhamos que morrer!


Nenhum comentário:

Postar um comentário