domingo, 17 de abril de 2011

COMO SER UM CRISTÃO VITORIOSO NOS ÚLTIMOS DIAS? I Parte.

CAUSAS E EFEITOS.

Cada dia que passa, cumpre-se as profecias bíblicas, dentre elas a do esfriamento do amor, os tempos trabalhosos, cf 2º Timoteo, os falsos profetas entre outras.

Reconhecemos que tem havido muitas mudanças no meio da Igreja de Cristo. Teólogos liberais estão por toda parte ensinando um evangelho liberal, que levam os cristãos a uma vida de estagnação espiritual.
Líderes e liderados estão apostatando da fé e como conseqüência; modismos e heresias são introduzidas entre os seguidores de Cristo.
Como a Igreja de Laodicéia, uma Igreja morna (Apocalipse 3), que se achava farta e abastada tendo o Senhor Jesus do lado de fora,  batendo na porta, representa muito bem a Igreja do século XXI, quando Cristo não é mais o centro das atenções, porém o homem passa a ser o centro de tudo.

Falar, escrever, denunciando estes desvios doutrinários é importante, mas percebemos que se está dando mais ênfase aos efeitos, do que  as causas. Se há goteira em sua casa, não adianta se preocupar com os efeitos, a goteira, todavia o importante é atacar a causa, trocando a telha quebrada.

Muitas vezes saímos do culto tristes e aborrecidos por ouvirmos pregações espezinhando a noiva de Cristo, colocando-a tão desprezível, dando a entender que está tudo perdido e que não resta mais esperança.
Enfatizar as conseqüências, parece não ser boa alternativa. Precisamos ver as causas que está levando a Igreja (visível) ao estado atual. Se faz necessário analisar as causas, a lei da causa e efeito.

Entendemos que o combate satânico contra a obra de Deus, começara lá no Edem e tem se estendido até os dias de hoje. Já entre os apóstolos e a Igreja primitiva, a ação do mal era notória.
Desde o começo até hoje, vivemos dentro de um contexto profético, de formas que não assusta a predileta de Deus, a Igreja invisível, composta dos fieis; ao contrario, a motiva a estar firme, sendo a luz e sal da terra.

O homem busca para si a honra, glória, a atenção e ajem astutamente contra os escolhidos. Precisamos superar esta situação, sabendo que os olhos do Senhor (Salmos 101:6) estão procurando os fiéis da terra para que possa servi-lO. Desejemos ardetemente ser um dos fiéis, achados pelo Senhor neste século.
Estamos consciente que é "impossível evitarmos os encandalos, mas ai daqueles por quem vierem" (Lucas 17:1). Devemos olhar para nós mesmo, conforme (II João 8),  cuidando para não sermos achados faltosos. Evitar a todo custo se embaraçar com os negocios desta vida (II Timoteo 2:4).

Já recomendara nosso Mestre: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." (Mateus 7:13,14). Portanto, não é de admirarmos ao vermos as aberrações doutrinarias e comportamental de uma grande parte daqueles que se dizem cristãos. Temos que louvar a Deus porque "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar", disse Jesus em (Mateus 24:35). Que as palavra motivadora dita a Daniel, "Tu, porém, vai até ao fim..." (Daniel 12:13a), seja um incentivo para nossa vitória.

Evitemos apegar-nos aos efeitos e nos posicione-mos contra os motivos, as causas que opera todas essas mazelas a qual é o afastamento de Deus. Vamos seguir a orientação das sagradas Escrituras: "Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós" (Tiago 4:8a).

Vamos seguir a orientação do Apóstolo Paulo que nos ensina: " Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a  espada do Espírito, que é a palavra de Deus, e orando em todo tempo com toda oração e suplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:14-18).

Ao invés de estarmos criticando e até ridicularizando a Igreja, generalizando tudo, vamos orar, pedindo a misericórdia de Deus por nós e por aqueles que se afastam de Deus, procurando salvar alguns arrebatado-os do fogo, conforme Judas 23 e tendo cuidado para não cairmos, "Quem está em pé não caia" (I Coríntios 10:12). Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim" (Mateus 24:46).
Tomando estes cuidados poderemos ser um cristão vitorioso, firmando-nos cada dia em Jesus Cristo, aguardando a sua vinda que tão perto está.


Nenhum comentário:

Postar um comentário