domingo, 1 de maio de 2011

COMO SER UM CRISTÃO VITORIOSO NOS ÚLTIMOS DIAS? III Parte.

O SEGREDO DA FELICIDADE.


"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detem no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de aguas, a qual da o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará". Salmos 1:1-3.

Vemos tanta gente em busca de uma bênção e para isto estão dispostos  fazerem qualquer coisa para alcança-la.

Temos observado que as dádivas de Deus, por mais grandiosa que seja, ela é provida de uma maneira a mais simples possível.

Por ser tão simples, há muitos que deixam o caminho mais  fácil e correm por um caminho complicada, cheios de regras e rituais que nos afastam cada vez mais do caminho providenciado por Deus.

Dizer que Deus por seu amor, enviou seu filho Jesus para morrer na cruz, derramar seu sangue inocente para nos salvar de nossos pecados e nos fazer feliz, parece muito simples. Dizer que tenho que fazer algo para merecer um beneficio de Deus ou de qualquer outro deus, parece mais racional e a maioria preferem a segunda opção.

O salmista diz que é bem-aventurado, ou seja: É mais do que feliz, é felicíssimo!
Quem não deseja esta bênção? Creio que todos.
A bênção é completa, ela atinge todos as áreas de nossa vida.

Há um caminho a percorrer para ser bem-aventurado.
Requer-se de cada pessoa atitudes simples, modestas.
Requer-se uma postura, uma disposição em obedecer e tão somente.
Requer-se renuncia e escolha de acordo com os preceitos divino, conforme veremos a seguir:


  • O texto em estudo diz que é "Bem-aventurado aquele varão que não anda segundo o conselho dos ímpios," 


Temos a opção de renuncia e uma escolha entre andar ou não no conselho da impiedade.
Conselho é algo que todos precisamos, principalmente nas horas de dificuldades, quando temos que tomar certas decisões.

Provérbios 15:22 nos diz que: "Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas com a multidão de conselheiros se confirmarão."  Logo precisamos de conselheiros para executarmos nossos planos e tomarmos certas decisões.

Com a morte do rei Salomão, que escreveu o provérbio supra-citado, seu filho Reoboão, passou a reinar em seu lugar.
Logo no inicio do seu governo, deparou-se diante de um grande obstáculo: teria que resolver um problema herdado do seu pai;que era aliviar ou não os impostos exigidos por seu antecessor para puder bancar o luxo e regalias do seu governo.

O povo estava insatisfeitos e queriam uma solução.
O sucesso do seu reinado dependeria da decisão certa para resolver este impasse.
Seguindo o exemplo de seu pai, reuniu-se com os anciãos, lhes expondo a questão.
A resposta veio em seguida: "Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os teus dias serão teus servos." Provérbios 12:7.

A resposta não fora agradável ao rei, sentiu seu ego ferido: Ter que se tornar servo se ele era um rei!
Ao invés de renunciar seu orgulho e escolher os sábios conselhos dos anciãos, recorreu aos mancebos, seus amigos de infância.

Inexperientes e arrogantes, os jovens aconselham ao  rei que: "... Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. Assim que, se meu pai vos carregou dum jugo pesado, ainda eu aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porem eu vos castigarei com escorpiões." versículos 10 e 11.

A escolha precipitada de Reoboão fora um caos para Israel, ocasionando a divisão da casa de Davi, conforme o verso 19 "Assim se desligaram os israelitas da casa de Davi até ao dia de hoje."

Estes e outros exemplos contidos na bíblia e na vida cotidiana, são o suficiente para que possamos discernir entre os conselheiros justos e os ímpios.
A nossa escolha será de suma importância para obtermos uma vida de felicidade.



  • Voltando novamente para o texto, lemos "nem se detém  no caminho dos pecadores"


Jesus nos fala de dois caminhos e deixa a livre escolha para homem.
 "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." Mateus 7:13,14.

Ló, sobrinho de Abraão, escolhera morar na região da campina do Jordão, em Sodoma, depois da proposta de seu tio Abraão, segundo Gênesis 13:1-13.

No versículo 13, lemos o seguinte: "Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o Senhor." Ló fizera uma péssima escolha que lhe causara sérias angustias conforme II Pedro 2:7,8.

Pela misericórdia de Deus e também por amor a seu servo Abraão, dois anjos foram enviados para livrar Ló e sua família da destruição iminente. A mensagem fora direta e urgente: "... Tens aleguem mais aqui? Teu genro, e teus filhos, e tuas filhas, e todos quantos tens nesta cidade, tira-os fora deste lugar; pois nós vamos destruir este lugar, porque o seu clamor tem engrossado diante da face do Senhor, e o SENHOR nos enviou a destruí-lo." Gêneses 19:12,13.

As condições impostas pelos varões era para proceder da seguinte maneira: "...Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças." v.17. Ele e sua familia teriam que serem criteriosos quanto as instruções recebidas:


  1. Teria que escapar, fugir, correr da cidade,
  2. Não olhar para trás,
  3. Não parar em toda campina;
  4. Escapar para o monte.  

Quantas lições podemos extrair deste versículo!

O deter-se em Sodoma fora muito prejudicial para Ló.
As conseqüências foram desastrosas: Perderá sua esposa, que por desobediência olhara para trás; cometerá um incesto com suas duas filhas, resultado de sua embriaguez, ocasionando no nascimento de Moabe e Amom, os quais, juntamente com sua geração, tornaram-se um tropeço diante da geração do seu tio Abraão.

Com este relato fica bem claro que andar no caminho do mal, no caminho do pecado resulta numa vida de infelicidade.

Vale a pena seguir os conselho registrados em Provérbios 4:14-18 que diz:

"Não entres na vereda dos ímpios, nem andes pelo cominho dos maus.
Evita-o, não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem tropeçar alguém.
Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho das violências.
Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito."
(Grifo meu).



  • A terceira parte do texto que estamos estudando nos fala: "nem se assenta na roda dos escarnecedores."

Para ilustrar este ensinamento farei uso do episódio ocorrido com o Apóstolo Pedro antes da sua verdadeira conversão.

Em sua euforia Pedro aparentava ser um seguidor fiel e corajoso de Jesus até que certo dia ele faz uma declaração e recebe uma reposta imediata de Jesus. Leia Mateus 26:31-35.

Com a prisão de Jesus a fé e coragem dos seus discípulos fora posta a prova, resultando  na dispersão do grupo.

Após este acontecimento Pedro passa a seguir a Jesus de longe e logo vai sentar-se entre os adversários e escarnecedores de Jesus que se aqueciam próximo a fogueira.

"Então prendendo-o, o levaram e o meteram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles. (Grifo meu)
E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.
Porém ele negou-o, dizendo: Mulher não o conheço.
E, um pouco depois, vendo-o outro disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
E, passado quase uma hora, um outro afirmava, dizendo:Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente." Lucas 22:54 à 62.

Infelizes aqueles que como Pedro tomam esta decisão. Isto demonstra o afastamento da comunhão com Deus, o esfriamento do amor e zelo para com as coisas divinas.

Entre aquelas pessoas, cheias de ódio, inveja, ciúme e vingança, Pedro é acusado por três vezes como seguidor de Jesus, o qual nega todas as acusações.
Acontece que tudo que Jesus falou se cumpre, na terceira vez da sua negação o galo cantou e Pedro lembrará do que Cristo havia falado.

O galo cantou denunciando que Pedro havia negado seu mestre, que ele não era o que aparentava ser: um servo fiel, corajoso, disposto até mesmo a morrer por Jesus.

Decepcionado, ele se retira e cheio de amargura, chora reconhecendo seu estado de fracasso e fraqueza.

Sentar-se na roda dos escarnecedores nos leva a negar a Jesus.
Somos denunciados e criticados quando nos misturamos com aqueles que assentados a beira da fogueira do fogo estranho, aquecem-se com as fofocas, as zombarias, os escarneos, os falatórios profano e até a embriagues que nos leva a perder a sensatez e equilíbrio espiritual.

Evitemos a qualquer custo, assentarmos nas rodas dos ímpios.
Sigamos os sábios conselhos de Davi que diz:

"SENHOR, tu me sondas e me conheces.
Tu conheces o meu assentar e o meu levantar...
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.
E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno." Salmos 139:1, 2a, 23,24.

Seguindo estes ensino da Palavra de Deus, poderemos gozar da felicidades que tanto desejamos.










Nenhum comentário:

Postar um comentário