domingo, 22 de maio de 2011

COMO SER UM CRISTÃO VITORIOSO NOS ÚLTIMOS DIAS? IV Parte.

O SEGREDO DA PROSPERIDADE.


"Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de aguas, a qual da o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará". Salmos 1:3-5



Sem pretender esgotar o tema sobre o segredo da felicidade, dissemos que segundo o salmos 1º,  Não andar segundo o conselho dos ímpios; Não se deter no caminho dos pecadores e não se assentar na roda dos escarnecedores constitui-se os passos para a felicidade. "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! NVI


Evitar estes três procedimentos e ter prazer na Lei do Senhor, meditar nela de dia e de noite nos leva a uma vida abundante, a vida que Jesus nos veio dar, segundo João 10:10 "O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida  e a tenham com abundância." 
Somos comparados a uma arvore plantada junta a aguas que é sempre produtiva e mesmo debaixo do sol causticante das dificuldades suas folhas nunca murcha e tudo quanto faz prospera.


Uma vida prospera tem sido a tônica dos séculos XX e XXI. Tenho observado que se confunde muito  riquezas com prosperidade.


Prosperidade é um vida abençoada por Deus, uma vida bem sucedida em todas as áreas, independente das circunstâncias. É uma vida vivida na  plenitude de Cristo, por vários motivos: 


  • Em razão de estarmos ligado a videira. "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer". João 15:5; 
  • Produzindo o fruto do Espírito Santo conforme  Gálatas 5:22 "Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança". 
  • Dirigida e usada pelo Espírito Santo através dos dons do Espírito Santo, "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro , pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a  interpretação das línguas". 1º Coríntios 12:7-10
  • São rios de aguas vivas correndo do nosso interior para abençoar os que estão ao nosso redor. João 7:38 "Quem crê em mim,como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre".




José, rejeitado pelo seus irmãos e vendido como escravo aos Ismaelitas e estes  a Potifar no Egito, prosperou ao ponto de merecer toda confiança do seu senhor. "O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador  de seus bens." Gêneses 39:2,3.


A razão da prosperidade de José é que Deus estava com ele.


Mais tarde caluniado pela esposa do seu senhor, é levado ao carcere e lá ele prosperou tanto, vindo assumir funções de alta confiaça do carcerário-mor. Mais uma vez vemos a razão da sua prosperidade: Deus estava com ele.


Passando por humilhações e desprezo, José não desanimou, deixou-nos um exemplo de firmeza e perseverança e com resultado do seu procedimento foi elevado a nobre função de Governador do Egito. Muitos querem ser o José Governador, todavia nada querem com o José escravo e prisioneiro.


Temos lições muito importante para nós na vida de José:


  • Deus estava com José, porém mesmo assim ele passará pelo sofrimento. Isto quer dizer que ser prospero não significa que estejamos isentos de sofrimento e tribulações;
  • Ele era prospero e não rico, logo podemos concluir que nem todos para serem prospero terão que serem ricos, milionários;
  • José é uma figura de Jesus Cristo, até mesmo seu nome dado por Faraó expressa este sentido: Zafenate-Paneía, que significa Salvador do mundo. Gênesis 41:45.
  •  Cristo foi prospero, contudo não foi um milionário, tudo que tinha e usou fora emprestado até mesmo o túmulo.
Se entendermos bem o sentido de ser do cristianismo, poderemos concluir que após sermos libertos do reino das trevas passamos fazer parte do reino de Deus o qual, segundo Paulo: "... não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria  no Espírito Santo", Romanos 14:17.

Agora passamos a ostentar a cidadania celestial, passamos a ser um peregrino e forasteiro nesta terra, almejando a cidade santa donde aguardamos nosso Senhor Jesus, "Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo", Filipenses 3:20. Fora isto que Moisés entendera perfeitamente ao renunciar o gozo que o egito poderia lhe proporcionar. Hebreus 11:23-29.

Muitos servos de Deus são agraciados com a prosperidade e a riqueza, porém isto não quer dizer que todos que prosperam terão que serem ricos.
Na vida de José, mesmo assumindo o governo do Egito, não tornou-se um milionário. Toda riqueza adquirida era propriedade do Estado Egípcio.

Portanto meu amado irmão, Deus está em tua vida? És uma pessoa prospera em teu trabalho, em tua familia, na Igreja? Tudo quanto fazes prospera? Alegre-se com isto! Espere que Deus realizará seu propósito em tua vida.
És rico, milionário, tens saúde, és prospero? humildemente coloca tudo nas mãos de Deus e seja grato a Ele servindo-O com toda sinceridade e pureza de coração sabendo que aqui não é o nosso descanso, o nosso lar, a nossa cidade. Miquéias 2:10.

Muitos tem sido enganados com a falsa interpretação da prosperidade e apesar de seguirem todos os ensinos e sacrifícios dos seus líderes, viram e estão vendo que nada acontece em suas vidas e que estão sendo enganados e como conseqüência estão frustrados e decepcionados, derrotados pois perderam até o que tinham no afã de conseguirem a falsa riqueza do carro importado e das casas luxuosas e das contas bancarias com saldos extraordinários.






A promessa da prosperidade está bem ligada ao ler e meditar na Palavra de Deus e guarda-la no coração. Vejamos alguns textos que confirmam esta afirmativa:


  • "Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás". Josué 1:8.
  • "E guarda a observância do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como  está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares." 1º Reis 2:3.
Também:
  • Orar pela paz de Jerusalém e ama-la, também nos faz prosperar. "Orai pela paz de Jerusalém! Prosperarão aqueles que te amam, Salmos 122:6.
  • Encobrir o pecado nos priva da prosperidade. "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas os que confessa e deixa alcançará misericórdia. Provérbios 28:13. (Confessar a Deus de todo coração).
Não existe nenhuma palavra mágica ou qualquer malabarismo, sacrifícios e tantas outras inovações para se alcançar a Prosperidade, se não viver uma vida de temor a Deus, amando Sua Palavra, guardando-a em seu coração e praticando-a a cada dia.

Prosperidade cristã não quer dizer ser milionários, ter de tudo e ter saúde pra dar e vender, como cantam por ai.





2 comentários:

  1. Muito bom seu blog ja estou seguindo. abraços e tenha uma ótima semana. Deus abençoe
    www.blogandodemadrugada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos prosseguindo publicar novas mensagens e conto com vosso apoio.

      Excluir